Notícias

Fique por dentro das notícias!

CPT agora é CAC

Casa do Aprendiz Cidadão - C.A.C.

Desde a sua Fundação, data de 24 de março de 1979, a Casa do Pequeno Trabalhador vem cumprindo com seu papel perante a sociedade com seriedade e competência. O seu intuito é e sempre foi o desenvolvimento biopsicossocial aos adolescentes e jovens que se encontram em situação de exclusão social, econômica e cultural, através de orientação, qualificação, educação e acompanhamento psicológico, social e pedagógico, assegurando-lhes a capacitação adequada ao seu desenvolvimento pessoal ao mercado de trabalho, como também resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários.

No princípio, a Casa do Pequeno Trabalhador atendia menores carentes na faixa etária de 08 a 18 anos de idade, apenas do sexo masculino, oferecendo-os alimentação, recreação e lazer, possibilitando melhores condições de vida.

Com o tempo o primeiro programa de atendimento aos menores foi implantado na instituição, onde os meninos trabalhavam como engraxates no centro da cidade. Anos após a sua abertura, a casa passou a atender a ambos os sexos na faixa etária de 07 a 17 anos, e ganhar a confiança de alguns empresários que abriram oportunidades aos adolescentes, criando uma parceria com a instituição.

Ciclos foram passando, leis foram implantadas, e a CPT sempre se adequando às normas vigentes. Os aprendizes foram ganhando mais visibilidade, passando a ter direitos e deveres trabalhistas, recebendo treinamento de orientação profissional, projetos foram criados como o Projeto Zona Azul por exemplo, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública.

Grandes mudanças foram tecendo a história da Casa do Pequeno Trabalhador até aqui, e mais uma vez uma grande mudança se faz necessária, e estamos convictos que só trará benefícios a todos os envolvidos. Com a certeza de que nossos “Pequenos” cresceram, estamos assumindo uma nova identidade. A Casa do Pequeno Trabalhador (CPT), passa a se chamar Casa do Aprendiz Cidadão (CAC). Um novo nome, mas com o mesmo objetivo, mesma excelência e dedicação no que fazemos.>